Conheça as principais dúvidas sobre como funciona o sistema de Consórcio.

O consórcio é um sistema de compra compartilhada, que reúne pessoas, que querem adquirir um bem ou um serviço.

No consórcio, você paga uma parcela mensal menor do que os financiamentos convencionais, pois não há juros.

A administradora é responsável por gerir todo o processo, por este serviço ela cobra somente uma taxa de administração fixa, que é diluída durante o todo período.

Você pode comprar imóveis novos ou usados, em qualquer lugar do Brasil, realizar reformas e construções, quitar financiamentos bancários para se livrar dos juros e economizar um bom dinheiro, e ainda, comprar automóveis e motos de qualquer marca ou modelo ou realizar serviços, como por exemplo cirurgia plástica, estudos, viagens, festas de casamento e muito mais.

Lembre-se: a sua capacidade financeira de investimento é muito importante para garantir que você faça o melhor negócio, sem comprometer seu equilíbrio orçamentário.

O indicado é que você não ultrapasse 30% da renda mensal, para destinar a compra do seu consórcio e ao pagamento das suas parcelas.

Fale com a Planos de Consórcios e escolha o que deseja conquistar, o valor do crédito necessário e o plano que mais combina com as suas necessidades.

Você irá realizar as contribuições mensais durante o prazo do seu plano e já começa a participar das contemplações, que são realizadas por sorteio ou lance.

Assim que for contemplado ou ao término do prazo escolhido, você retira o valor do crédito corrigido monetariamente e compra aquilo que desejar.

Lembre-se: é essencial que você leia todas as cláusulas do contrato de adesão e verifique seus direitos e deveres junto à administradora.

A proposta de adesão e o regulamento gerado no momento da compra, contém todas as informações da cota, com seus dados cadastrais e as informações do bem que está sendo comprado.

Além disso informamos de forma transparente a taxa de administração, o prazo contratado e o crédito adquirido.

Logo após adquirir a sua cota de consórcio, você recebe um número de grupo e cota e a senha de acesso.

E ainda se você preferir pode falar diretamente com nossa central de atendimento por qualquer um dos canais disponibilizados!

As contemplações ocorrem nas assembleias mensais, cujo sorteio é realizado pela loteria federal ou pelo globo giratório dependendo da administradora de consórcio escolhida.

A retirada do crédito pode ser feita de duas formas: por sorteio, do qual participam todos, em iguais condições, e por lance, que é um percentual que você pode ofertar para aumentar suas chances de contemplação.

O lance vencedor pode ser pago com seu próprio recurso financeiro ou utilizando parte do crédito do seu consórcio (conforme características do plano e o regulamento).

Após análise de documentações e aprovação, o crédito será liberado.

E atenção, no sistema de consórcio a liberação do crédito ocorre mediante o sorteio pela loteria federal, globo giratório ou através de lances sigilosos, desta forma não há como assegurar um prazo fixo para você ser contemplado e retirar o crédito contratado.

Com o crédito contemplado, você pode escolher o bem que deseja adquirir, dentro da categoria do seu grupo (móvel, imóvel ou serviço).

A carta de crédito equivale a dinheiro à vista, por isso, você tem maior poder negociação.

A partir daí, você deve continuar realizando os pagamentos mensais até o encerramento do seu plano.

Mais de 7 milhões de pessoas participam de consórcios em todo o Brasil.

É um investimento seguro e a forma mais econômica e inteligente de você conquistar aquilo que deseja.

Mas é fundamental que você faça o seu investimento com uma Administradora autorizada, que tenha solidez e credibilidade para a realização de um negócio mais seguro.

Cabe ao Banco Central do Brasil a fiscalização do Sistema de Consórcios.

A Planos de Consórcios é representante autorizada das administradoras de consórcios Rodobens e CAIXA, fiscalizadas e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. O BACEN é a única entidade responsável por regulamentar e fiscalizar o segmento de consórcios, com o objetivo de preservar os interesses dos participantes, proporcionando assim total segurança para quem está adquirindo o seu consórcio.